O Itaú é um dos maiores bancos do Brasil e, embora seja uma instituição tradicional, ele oferece caminhos legais e normatizados para que você reduza — ou até elimine — o pagamento de tarifas. Em 2026, com a concorrência das fintechs, o banco tornou esses processos mais acessíveis, mas eles ainda exigem uma ação proativa do cliente.
Aqui está o roteiro prático para estancar esse ralo de dinheiro no Itaú, seja você Pessoa Física ou Pessoa Jurídica (MEI).
1. Migre para o Pacote de Serviços Essenciais (Custo Zero)
Muitos não sabem, mas por determinação do Banco Central (Resolução 3.919), todo banco é obrigado a oferecer um pacote gratuito. O Itaú raramente oferece isso na abertura da conta, mas você pode migrar a qualquer momento.
-
O que inclui: 4 saques mensais, 2 extratos, 10 folhas de cheque (se tiver limite) e consultas ilimitadas pelo app/internet.
-
Como fazer: No App Itaú, vá em Perfil > Minha Conta > Pacote de Serviços > Alterar Pacote. Procure pela opção “Serviços Essenciais”.
-
Para quem vale: Para quem usa predominantemente o PIX (que é gratuito) e não faz muitos saques em espécie.
2. Utilize o programa de “Itaú Uniclass” ou “Personnalité” via Investimentos
Se você busca um atendimento diferenciado mas não quer pagar mensalidade, o Itaú oferece isenção baseada em investimentos.
-
A Regra: Dependendo do seu segmento, manter um valor investido (em CDBs, Tesouro Direto ou Fundos do banco) pode zerar a mensalidade da conta e até a anuidade do cartão.
-
A Estratégia: Às vezes, compensa mais deixar sua reserva de emergência no CDB do Itaú para zerar a conta do que em outro banco, se o valor da economia na tarifa for maior que a pequena diferença de rentabilidade.
3. Converta sua conta para “Conta Eletrônica” (iConta)
Embora o Itaú tenha descontinuado a abertura de novas iContas (que eram totalmente gratuitas), ele hoje oferece a conta Iti.
-
A Solução: Se você não precisa de agência física, abrir uma conta no Iti (que é do Itaú) oferece rendimento diário e taxa zero para quase tudo. Você mantém a segurança do grupo Itaú com a agilidade de uma fintech.
4. Como zerar a Anuidade do Cartão Itaú (Click, Samsung, Azul)
O Itaú possui hoje uma vasta linha de cartões com “anuidade grátis para sempre” (como o Itaú Click). Se o seu cartão atual cobra anuidade:
-
Negocie via Chat: No app do cartão, digite “Anuidade” no chat. O bot frequentemente oferece descontos ou isenção baseada nos seus gastos mensais.
-
Troca de Categoria: Se não houver negociação, peça o downgrade para o cartão Itaú Click Mastercard ou Visa. Ele não possui anuidade e oferece bons limites para quem já é cliente.
5. Para o Autônomo e MEI: Conta PJ no Itaú
O Itaú lançou pacotes específicos para MEI com mensalidade reduzida ou zerada para quem fatura ou investe pelo banco.
-
Dica Master: Verifique o pacote “Adapt”. Ele reduz a mensalidade conforme o seu faturamento nas maquininhas da Rede ou volume de pagamentos recebidos via PIX. Se você centraliza suas vendas no Itaú, a conta PJ pode sair de graça.
Tabela de Decisão: Qual caminho seguir?
Conclusão: A Inércia custa caro
Se você paga o pacote padrão de R$ 45,00 mensais, está entregando R$ 540,00 por ano ao banco. Tirar 10 minutos para alterar seu pacote no aplicativo é o investimento com o maior retorno imediato que você pode fazer hoje.
